terça-feira, 30 de junho de 2009

ANIVERSARIANTES DO MÊS


5/7 - Vânia Ventura Dumas
3/7- Lilian Zadra
6/7 - José V. da Silva
7/7 - Marcus Guarani
7/7 - Silvia Amaral
12/7- Edna Cecilia Soares
21/7- Renato Ventura Dumas
28/7- Irene Soares Dumas




Parabéns a todos da Casa que fazem aniversário no mês de julho.
Nossos cumprimentos! Muitas Alegrias e Bençãos!





ENTREVISTA DO MÊS:








JÉSSICA EVERTHY CAROLINO
Nascida em 17/11/1980, em Rio Claro/SP.

Seus pais: Antonio Carlos Carolino e Jurema Everthy Carolino

Avós maternos: Sebastião Camargo e Zulmira Candido
Avós paternos: Antonio Carlos e Zoraide.

Formação Acadêmica: em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Israelita Albert Einstein
Cursando: Pós-graduação em Administração Hospitalar.
Profissão: ENFERMEIRA - UNIMED PAULISTANA
Signo: Escorpião
Comida preferida: Massas
Lugar que gostou de conhecer: Maresias
O que mais gosta de fazer: Estar com a família e amigos
Um sonho: Conhecer todo o Brasil

Mensagem: Tudo é possível para aqueles que compreenderam que são seres livres, basta apenas acreditar, basta apenas confiar na tua capacidade em aprender e ser feliz com tua escolha.




REFLEXÃO

DEUS, não quer que vivamos os anseios e os projetos de vida dos outros, e sim que concretizemos nossas propostas e anseios existenciais.

FELICIDADE é o subproduto de nossa responsabilidade pelo uso do livre-arbítrio.

CALMA não é lentidão ou desleixo. É, antes de tudo, conquista de quem aprendeu que o Criador sempre faz a sua parte, esperando que a criatura igualmente faça a sua.


Obs.: Enviem mensagem para este campo, que a publicaremos.

Abraços,

Editores.

NOSSOS TALENTOS


IZAEL FORTUNATO JUNIOR
43 anos, Químico e Biólogo.
Nascido em Piracicaba, estudou no Colégio Dom Bosco e na UNIMEP - Piracicaba; Após mudou-se para Minas Gerais, onde morou seis anos, atuando na pesquisa de sementes e derivados da cana de açucar.
Seu Hobby é a música, especificamente tocar violão.
Atua na área da Saúde, e futuramente estará escrevendo sobre este tema.
Elaborou toda parte técnica e é colaborador do Blog Casa-Black.

BLACKFAMILIANDOS EM AÇÃO


Com as chaves nas mãos da nova residência na Cidade Azul, as Blackfamiliandas Maria Rita Vianna e Domênica, estão dando o toque final na nova moradia.
Após entrar em inatividade do cargo que exerceu durante anos na Policia de São Paulo, como 2º Tenente, a Rita, voltará para a cidade natal.
A partir da segunda quinzena do mês de julho, a familia se mudará para Rio Claro, para ficar mais pertinho dos familiares e amigos.

O apartamento de SP, ficará apenas para os finais de semana.

SEJAM BEM VINDAS Rita, Domênica.
Contamos muito com vocês na Casa-Black.

ARTIGO V



O Biólogo, Darwin e a Biologia

Parte I-
Neste ano comemora-se o bicentenário do nascimento do inglês Charles Robert Darwin (1809- 1882), e os 150 anos da publicação da A Origem das Espécies.
Bem, a pergunta é: porque essas datas merecem nossa atenção? O que Darwin representa para nossa compreensão do mundo contemporâneo? E mais, o que a biologia deve a esse cientista numa época em que o conceito básico de hereditariedade ainda não havia sido descoberto, onde a diversidade biológica do nosso planeta apenas começava a ser estudada de modo científico.
Para responder a estes questionamentos os profs. Morgante e Meyer (2009) da USP, citam duas biografias, que se entrelaçam. Uma é do próprio Darwin, para entendermos como se deu o seu desenvolvimento pessoal e intelectual. A segunda é a de Alfred Russel Wallace (1823-1913), que foi o co-descobridor da Seleção Natural.

Charles Darwin
Nascido em Shrewsbury, Inglaterra, em 12 de Fevereiro de 1809, filho do médico Robert Waring Darwin (1766-1848) e de Suzanne Wedgwood, tendo como avô paterno Erasmus Darwin (1731-1802). Erasmus foi um intelectual que escreveu várias obras, das quais pode-se destacar Zoonomia, a qual sugere uma teoria transformista.
Quando já estudava em Cambridge, Darwin ficou impressionado com a lógica e clareza dos escritos do teólogo William Paley (1743-1805) sobre a teologia cristã e leu com entusiasmo o livro “Teologia Natural” que é uma introdução à História Natural. Durante seu último ano universitário, Darwin leu com profundo interesse a “Narrativa Pessoal” de Sir John Herschel (1792-1871). Esses textos despertaram o seu entusiasmo para contribuir com o progresso das Ciências Naturais.
Em Janeiro de 1831, Darwin graduou-se bacharel em Artes, classificado em décimo lugar entre 178 candidatos. Entretanto, uma carta de agosto de 1831, iria mudar o rumo de sua vida.
A carta tinha sido enviada pelo Reverendo Henslow, seu professor e amigo dos tempos de Cambridge, e trazia o convite para viajar pelo mundo a bordo do Beagle, navio da marinha britânica que percorreria a América do Sul realizando levantamentos costeiros, e que retornaria à Inglaterra pelos oceanos Pacífico e Índico. O tempo previsto para a viagem era de três anos, e o Beagle seria comandado por Robert Fitz Roy (1805-1865), de 26 anos. A viagem abria a oportunidade para estudos da História Natural em muitas partes da Terra.

Dados da autora:
CLEOMAR CARVALHO, nascida em Piracicaba, no dia 3/2/54.
Filha de Maria Edwiges de Carvalho e Luiz Gonzaga de Carvalho.

- Formação: Bióloga pela UNESP de Rio Claro
- Formação suplementar: mestre em Ciência e Tecnologia de alimentos
- Local de trabalho: USP/ Campus de Piracicaba- ESALQ
- Área de atuação: Microbiologia de água e de alimentos
- Tempo de atuação: 26 anos
- Atividade: Supervisão a alunos de graduação e pós-graduaçao na área de pesquisa.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DA D.NENA

Familiares e Amigos para comemorar os 100 anos da querida Dona Nena.
A missa e festividade aconteceu em São Paulo, no sábado, dia 20/6/09.
Confiram algumas fotos tiradas pela Thais Fernanda, da Casa-Black.
























Thais e Rafael

Lurdinha,
Salve elegância!



















terça-feira, 23 de junho de 2009

FESTA JULINA DA BLACKFAMILY

A Festa Julina da Blackfamily, será no dia 4 de julho, a partir das 15 horas, no Sitio Farol II, Rancho do Masiles (foto)

Às 19 horas, teremos o Show com o sanfoneiro Ze Wolf, e a sensacional Quadrilha.
Confirmem presenças com Raul e Irene, de Rio Claro.

Seguem algumas fotos do local, tiradas pela Vânia, da Casa-Black.
































sábado, 20 de junho de 2009

ARTIGO - IV


"EU POSSO, VOCÊ PODE, NÓS PODEMOS"

Tudo que passo a escrever neste espaço é resultado dos muitos estudos que venho fazendo nos últimos tempos e que me enriqueceram potencialmente e de nada valem se não forem transmitidos a outras pessoas.

Tomo como base para as minhas constatações trechos bíblicos que dizem que a fé sem obras é morta. Assim o conhecimento sem transmissão também é morto, de nada vale, é inútil.

O meu objetivo é tentar contribuir para que muitas pessoas adquiram conhecimentos sobre si próprias e elevem o seu nível de pensamento e consigam com isso encontrar dentro de si próprias o grande potencial que nos foi dado gratuitamente por Deus e por isso mesmo, muitos não o enxergam e mesmo ignoram ou duvidam, mas a grande e inestimável verdade é que o poder para levar uma vida de confiança e abundância esta dentro de nós mesmos e muitas e muitas vezes todos o utilizam, até sem perceber, realizando obras e atos que são atribuídos a Deus, mas que foi realizado por si mesmo, graças ao grande dom e poder que foi conferido por Ele.
Costumo dizer que o maior pecado que cometemos é o de não usar em plenitude os dons que Deus nos confiou. Ficar submisso a sobrevivência, sem criar coisas e valores que possam contribuir para o progresso social, cultural ou qualquer outra forma de evolução da humanidade é negar a natureza conferida por Deus aos seres humanos.

Napoleon Hill afirma que: “a pobreza não necessita de planejamento “ , ou seja, ninguém planeja ser pobre, sobre qualquer aspecto, isso simplesmente acontece, é só se deixar levar, deixar a vida acontecer sem se preocupar com nada, nunca lutar por nada.

Aqui o ser humano se difere do animal. A grande diferença entre estes seres é a capacidade de pensar, O animal não evolui porque não pensa e o ser humano que não pensa, não cria, não sonha, não tem querer, também não evolui. Quem se deixa levar não se preocupa com coisas, como planejamento, perseverança, criatividade, compromisso, apenas fica esperando que, se por acaso sobrar alguma coisa, alguém ou alguma coisa possa se lembrar dela e por pura caridade lhe ofereça as suas sobras. Já, a riqueza, a prosperidade, a abundância, como se queira chamar é mais exigente, mas o que todos precisam saber é que os seres humanos, não importa qual seja sua condição atual, absolutamente todos, estão naturalmente capacitados para alcançar o que quiserem na vida. Eu disse bem: _ O que quiserem!
Isso é tudo. O mínimo que uma pessoa tem que fazer para eliminar situações inóspitas em suas vidas é querer. Há um dito popular muito antigo, do qual eu não conheço a origem, e que eu acredito ter se criado por pessoas que conheciam a verdade e o seu poder e que diz: “Querer é poder!”. Quem entender a amplitude desta máxima, que parece tão simples, esta destinado ao sucesso em qualquer empreitada que se dispuser a executar.

Autora:

Edna Cecilia Soares

Funcionária Publica aposentada e Professora


sexta-feira, 19 de junho de 2009

ACONTECIMENTOS DO MÊS

A galera corinthiana de São José dos Campos (Nino, Tarcisio, Everton, Marcelo e amigos) foram no Pacaembu conferir o primeiro jogo da final da Copa Brasil.
2 x 0 para o Timão.









terça-feira, 16 de junho de 2009

ANIVERSARIANTE DO DIA


Zezé, a nossa estimada Maria José de Oliveira, de Brasilia, apaga a velinha no dia 17 de junho.
Dotada de um carisma todo especial, esta querida Blackfamilianda é presença marcante em nosso meio.
Parabéns Zezé! muitas alegrias, bençãos e muitos anos de vida!
Com carinho de seus familiares e amigos da Casa-Black.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

100 ANOS DA DONA NENA



Dona Durvalina Ladeira, a nossa querida dona Nena, completa neste mês de junho, 100 primaveras.

Nossos cumprimentos a essa maravilhosa senhora, aos seus filhos Sandra, Miguel, Leninha e Carlos, aos netos, bisnetos e todos os familiares.

Parábens dona Nena! a senhora é um exemplo de vida para nós.
Muita saúde e muitas felicidades!




NOSSOS TALENTOS



YAISA MIGUEL

Nascida em 15 de dezembro de 82, na cidade de Piracicaba.
Geógrafra mestrada pela UNESP, defendeu sua tese com o tema: "A presença das famílias negras nos condominios fechados de alto padrão".
Atua como Coordenadora de Cursos para professores da rede pública da Unesp.
Yaisa, contamos com você na Casa- Black.

PARA REFLETIR


Fracassamos quando enxergamos a derrota antes da batalha.

Quando abandonamos a luta, com medo da discórdia.

Quando ouvimos o Não antes da pergunta.Quando silenciamos, com medo da resposta.

Fracassamos quando o dia amanhece na hora em que deitamos.

Quando o sono vem e não nos entregamos.

Quando o medo de sonhar se transforma em pesadelo.

Quando a vida se dilui na busca que fazemos.

Fracassamos quando a chave da verdade abre as portas da mentira.

Quando lamentamos, na chegada, a hora da partida.

Quando o amor vai a leilão, no martelo da cobiça.

Fracassamos quando choramos a morte, diante da vida.
Colaboração: Lilian Raquel Zadra
Secretária Executiva

sábado, 6 de junho de 2009

EM JUNHO TEMOS:


As Festas Juninas, a comemoração de "Corpus Christi", o dia dos Namorados, dia de Santo Antonio, e vários aniversariantes da grande Família .
Durante este mês postaremos vários artigos escritos por membros da Casa e Amigos, com objetivo de compartilharmos idéias e informações.
Desejamos que gostem!
abraços,
Editores Casa Black





ARTIGO III

REFLEXÃO

TUDO longe do SENHOR perde a MAGIA, perdemos a capacidade de AMAR, tanto de doar, quanto receber o verdadeiro amor, e consequentemente a frieza toma conta de nosso "Ser", fazendo assim com que afastemos-nos mais de DEUS, ou até duvidando que ele realmente exista, afundando cada vez mais em nossas angustias, aflições, e ressaltando as nossas debilidades. Sem DEUS vivemos de alegrias "momentâneas",sem descobrirmos o que é a VERDADEIRA FELICIDADE, pois essa sim é constante.
TUDO que é no SENHOR é maravilhoso, e se todas as pessoas tivessem a noção do que é estar no AMOR de DEUS, não existiria mais tanta frieza nos corações, não existiria mais sofrimentos e tristezas, ódio e inveja, pois todos esses sentimentos não tomariam mais conta dos corações.
As adversidades que aparecerem em nossas vidas, serão vencidas, pois DEUS permite que elas apareçam em nossa caminhada, pois ele quer nos FORTALECER, ele quer criar RAIZES em nós, para que possamos crescer. É como uma grande árvore com amplas raízes, pois se não tivesse raízes ela não suportaria e cairia.
DEUS nos fortalece e quer nos dar a vitória. O SENHOR alegra nossas almas, e estar na companhia dele é MARAVILHOSO!!! Aos olhos humanos muitas coisas são "impossíveis", mas aos olhos de DEUS nada é impossível, pois ele pode mudar o quadro da nossa HISTÓRIA. Descanse no Senhor, e acredita!
A CONSCIÊNCIA MUITAS VEZES NOS CONFUNDE, MAS OUÇA SEU CORAÇÃO, ELE NUNCA VAI MENTIR, POIS QUEM COMANDA ELE É DEUS.
FIQUEM NA PAZ DO SENHOR!!!

Thais Dumas
Esteticista , Cosmetóloga e Professora.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

ARTIGO I

DIA DOS NAMORADOS






Quando me pediram para escrever sobre o Dia dos Namorados para esse Blog, comecei a refletir sobre o amor e lembrei-me imediatamente do livro do Gênesis, que começa com uma declaração marcante do Criador (2:18-24): “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea ... ”, o que nos induz a pensar que o homem é um ser social e portanto, precisa aprender a conviver com o outro.
Pesquisando sobre essa passagem bíblica, encontrei um sermão sobre ele, do qual retirei alguns conceitos bastante interessantes. Primeiramente, temos a palavra idônea, palavra de origem hebraica e significa “oposto”. Literalmente é: “de acordo com o oposto dele”, significando que uma mulher complementará e corresponderá ao homem, portanto, ela deve ser igual ao homem e ser adequada para ele.
Depois temos que a mulher deve ser uma “auxiliadora” idônea o que enfurece grandemente as feministas radicais como também, algumas vezes, é motivo de preocupação, senão de ansiedade, para outras mulheres. Pensar na mulher sendo feita para o homem, ou da sua necessidade de ser obediente ao homem no casamento, é uma idéia bastante complicada. Muitas mulheres — e mesmo homens — acham tais idéias ultrapassadas, injustas e preconceituosas contra as mulheres. Nossa natureza humana nunca se agrada de renunciar a desejada independência. O homem não quer estar sujeito a alguém, mas essa posição não é uma posição degradante. A forma verbal desta palavra significa basicamente auxiliar ou suprir aquilo de que um indivíduo não pode prover-se por si só, ou seja, o outro deverá nos dar aquilo que falta em nós. As relações devem ser construídas com cooperação e respeito mútuo.
Um dos versos do mais famoso soneto de Camões diz: “amor é servir a quem vence, o vencedor”, dá ideia dessa batalha, deixar nossa individualidade para vivermos o amor é quase sofrível.
Mas será que podemos nos sentir felizes e completos quando estamos com alguém? Tenho visto pessoas que, por medo da solidão, se jogam em relações fadadas ao fracasso ou pessoas que permanecem juntas por comodismo. Somos, desde muito pequenos, levados a crer que a felicidade plena só se dará quando encontrarmos o nosso príncipe encantado. Talvez esse desejo tenha origem no Gênesis ou então nos contos de fadas, em que um cavaleiro salva a princesa encantada e hoje, apesar de todas as conquistas das mulheres, elas ainda esperam por um príncipe que venha salvá-la, e, é por isso que, a grande maioria das mulheres se decepciona depois de um tempo, quando, após o encanto inicial, começam a enxergar o outro, com todos os defeitos e qualidades, que fazem de nós humanos. As mulheres não deveriam buscar uma salvação, mas um complemento para suas vidas, afinal, ninguém poderá salvar-nos, ao não ser nós mesmas. E coitados dos homens sobre quem recaem tanta expectativa.
Nossa vida social mudou muitíssimo desde a criação, mas homens e mulheres continuam seguindo antigos padrões para os relacionamentos. O homem ainda espera da mulher uma submissão que a remeta a um estado de rebaixamento servil e a mulher idealiza de tal forma o seu parceiro que torna-se bastante difícil para o homem atingir as suas expectativas.
E costumamos pensar em Dia dos Namorados, em homem/mulher, mas hoje, existe uma pluralidade tão grande de relações, que deveríamos pensar nesse dia como o dia do amor.

Silvia Amaral
Analista de Comércio Exterior e
Estudante de Letras

ATLETA MIRIM - II


Após a vitória no campeonato de Atletismo em North Vancouver, ocorrido em maio/09, a atleta mirim Khadija, recebeu a medalha e troféu, por ser a número 1 no colégio.
Parabéns garota!

ARTIGO II




ACESSO À JUSTIÇA



Para entender o significado de acesso à justica, temos que recorrer a conceitos básicos do direito.
O acesso à justiça é um dos direitos básicos do ser humano em um dos requisitos fundamentais para um sistema jurídico democrático e justo.
Está expresso na C.F., em seu artigo 5º, inciso XXXV- " A lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito". É portanto, uma garantida de direito.
Porém, esta garantia , não significa que os cidadãos tenham acesso amplo à justiça. Os pobres tem acesso limitado à justiça, porque não tem recursos para contratar bons advogados e a justiça gratuita é deficiente. Teriam então os ricos acesso à justiça porque podem contratar bons profissionais do direito? É a Justiça mais célere com os ricos?
Não basta o acesso ao prédio do Forum ou do Tribunal; tanto os ricos como os pobres tem este acesso garantido. Porém, o real acesso à justiça significa que é necessário que haja eficácia do judiciário para uma efetiva prestação jurisdicional ao cidadão.
A justiça tem que ser eficaz e rápida, porque sem eficácia não há norma jurídica, não há acesso à justiça, nem para ricos, nem para pobres.
Dai, a concluir que a rapidez e a imparcialidade são os pilares norteadores para que todos os cidadãos tenham acesso à justiça, independente das condições sócio-economicas.


Márcia A.Francelino
Func. Pública Estadual
Diretora de Divisão