terça-feira, 30 de junho de 2009

ARTIGO V



O Biólogo, Darwin e a Biologia

Parte I-
Neste ano comemora-se o bicentenário do nascimento do inglês Charles Robert Darwin (1809- 1882), e os 150 anos da publicação da A Origem das Espécies.
Bem, a pergunta é: porque essas datas merecem nossa atenção? O que Darwin representa para nossa compreensão do mundo contemporâneo? E mais, o que a biologia deve a esse cientista numa época em que o conceito básico de hereditariedade ainda não havia sido descoberto, onde a diversidade biológica do nosso planeta apenas começava a ser estudada de modo científico.
Para responder a estes questionamentos os profs. Morgante e Meyer (2009) da USP, citam duas biografias, que se entrelaçam. Uma é do próprio Darwin, para entendermos como se deu o seu desenvolvimento pessoal e intelectual. A segunda é a de Alfred Russel Wallace (1823-1913), que foi o co-descobridor da Seleção Natural.

Charles Darwin
Nascido em Shrewsbury, Inglaterra, em 12 de Fevereiro de 1809, filho do médico Robert Waring Darwin (1766-1848) e de Suzanne Wedgwood, tendo como avô paterno Erasmus Darwin (1731-1802). Erasmus foi um intelectual que escreveu várias obras, das quais pode-se destacar Zoonomia, a qual sugere uma teoria transformista.
Quando já estudava em Cambridge, Darwin ficou impressionado com a lógica e clareza dos escritos do teólogo William Paley (1743-1805) sobre a teologia cristã e leu com entusiasmo o livro “Teologia Natural” que é uma introdução à História Natural. Durante seu último ano universitário, Darwin leu com profundo interesse a “Narrativa Pessoal” de Sir John Herschel (1792-1871). Esses textos despertaram o seu entusiasmo para contribuir com o progresso das Ciências Naturais.
Em Janeiro de 1831, Darwin graduou-se bacharel em Artes, classificado em décimo lugar entre 178 candidatos. Entretanto, uma carta de agosto de 1831, iria mudar o rumo de sua vida.
A carta tinha sido enviada pelo Reverendo Henslow, seu professor e amigo dos tempos de Cambridge, e trazia o convite para viajar pelo mundo a bordo do Beagle, navio da marinha britânica que percorreria a América do Sul realizando levantamentos costeiros, e que retornaria à Inglaterra pelos oceanos Pacífico e Índico. O tempo previsto para a viagem era de três anos, e o Beagle seria comandado por Robert Fitz Roy (1805-1865), de 26 anos. A viagem abria a oportunidade para estudos da História Natural em muitas partes da Terra.

Dados da autora:
CLEOMAR CARVALHO, nascida em Piracicaba, no dia 3/2/54.
Filha de Maria Edwiges de Carvalho e Luiz Gonzaga de Carvalho.

- Formação: Bióloga pela UNESP de Rio Claro
- Formação suplementar: mestre em Ciência e Tecnologia de alimentos
- Local de trabalho: USP/ Campus de Piracicaba- ESALQ
- Área de atuação: Microbiologia de água e de alimentos
- Tempo de atuação: 26 anos
- Atividade: Supervisão a alunos de graduação e pós-graduaçao na área de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário