
Ela teve nove irmãos (as), as conhecidas tias Leonor e Donária ( Tia Zica) e os outros como a Mariquinha, Pedro, João, Bertolim, e os demais não sei citar o nome.
Na vida adulta, já em São Paulo, foi trabalhar como cozinheira nas casas de famílias estrangeiras, dentre elas alguns consuls e consulesas, onde através do seu talento para cozinha se especializou na culinária, principalmente a francesa, onde marcou o seu espaço nas nobres residências, garantindo o sustento da sua família. Também aprendeu a falar francês com fluência, o que a a diferenciou das mulheres de sua época, pois ela dentro das condições em que vivia, buscou aprender para poder crescer.
A minha avó Zulmira teve cinco filhos, três do primeiro casamento, que são a Juracy, Raul e Edson, e dois do segundo casamento, Percival e Jurema.
O seu passamento ocorreu em 12 de outubro de 1983, deixando um legado de 5 filhos e posteriormente 15 netos.
Neste 20 de agosto, data comemorativa do seu centenário, fazemos um singela homenagem a Dona Zulmira, e que a festa dos seus 100 anos seja vivida plenamente nos corações dos seus entes queridos.
Parabéns Vó Zulmira, Muita Paz , Luz e Festa em sua morada.
De seus familiares.