CUIDADOS COM A SAÚDEHepatites
Durante os 13 anos que venho atuando na área de saúde, tenho observado o crescente aumento de pessoas infectadas com os vírus das hepatites B e C; doença assintomática que ataca os hepatócitos (células que formam o tecido do fígado), e pode evoluir para cirrose hepática e até câncer do fígado. Dessa forma, resolvi escrever esse artigo, para esclarecer algumas dúvidas e alertar sobre as formas de transmissão e prevenção dessa epidemia silenciosa.
No dia 19 de maio deste ano, foi comemorado o DIA MUNDIAL DA HEPATITE, campanha lançada pelo Ministério da saúde, onde o lema foi VOCE TEM CERTEZA QUE NÃO TEM?
De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde, “1 em cada 12 pessoas no mundo está infectada e não sabe” e cerca de 6 milhões de brasileiros são portadores dos vírus B e C, o que equivale a 10 vezes mais que o vírus da AIDS.
Como o infectado raramente apresenta sintomas, a doença muitas vezes só diagnosticada quando em estado avançado.
COMO SABER SE SOU PORTADOR DO VÍRUS?
A única forma de se diagnosticar a presença do vírus é através de testes sorológicos para detecção de hepatites. Esses exames são realizados através de simples coleta de sangue e não necessitam estar em jejum. Tem cobertura de todos os planos de saúde, podem ser realizados nos postos de saúde através do Sistema Único de Saúde ou em unidades de referencia do SUS.
È muito importante que você realize o teste sorológico se:
- fez transfusão sanguínea antes de 1992;
- possui alguma tatuagem ou piercing;
- usou drogas injetáveis ou inaláveis, ao menos uma vez na vida;
- alguém da família está infectado;
- recebeu transplante de órgãos;
- faz hemodiálise, é hemofílico ou HIV positivo;
- nos últimos 12 meses teve vários parceiros sexuais;
- apresentar as transaminases (TGO, TGP) elevadas.
COMO SE DÁ A TRANSMISSÃO DAS HEPATITES?
Hepatite B
- È uma DST- portanto é transmitida sexualmente- e sua transmissão segundo estatísticas, se dá até 100 vezes mais que o HIV, pois o vírus sobrevive até sete dias fora do organismo humano;
- Pode ser transmitida no pedicure, manicure, instrumentos perfucortantes, perfurações por piercings, compartilhamento de agulhas não descartáveis e até mesmo no dentista que não esteriliza corretamente os instrumentos;
-Durante o parto, caso a mãe seja portadora do vírus;
- Não é transmitida através de alimentes ou contato casual.
A prevenção se dá através de vacinação aplicada gratuitamente em postos de saúde e geralmente deve-se tomar três doses para se conseguir imunidade contra a doença. Caso você esteja infectado, não se preocupe, pois existe tratamento e deve ser acompanhado por um médico especialista (infectologista, hepatologista ou gastroenterologista).
Hepatite C
- A transmissão se dá praticamente da mesma forma que e a hepatite B, porém não é considerada uma DST, ou seja, a transmissão sexual é muito rara de acontecer;
- O vírus sobrevive até três dias em uma gota de sangue fora do organismo e não é transmitida por alimentos, água ou contato casual.
- A infecção com o vírus C é muito rara, pois é necessário contato direto com o sangue penetrando na pelo através de algum ferimento, não sendo comprovada transmissão por fluidos corporais, tais como saliva, suor, lágrimas sêmen ou leite materno.
Ainda não existe vacina para prevenção da hepatite C, portanto deve-se proteger tomando cuidados gerais. Existe tratamento para a hepatite C e o tratamento deve ser acompanhado por médicos especialistas.
Espero através desse artigo ter contribuído para o esclarecimento sobre algumas dúvidas à respeito dessa epidemia e que possa despertar o interesse das pessoas sobre a importância da prevenção de doenças que podem causar danos irreversíveis em nossa saúde.
Izael Fortunato Júnior
Técnico Patologista Clínico
Contato:
izaelfortunato@hotmail.com